sábado, 19 de dezembro de 2009

Kannon

Kannon é a pronúncia japonesa do nome chinês do Bodhisattva chamado Avalokitesvara em sânscrito. Avalokitesvara é descrito no Sutra de Lótus como alguém que sempre vem a este mundo para salvar um homem ou mulher que clama por ajuda. Kannon literalmente significa "Observador dos Sons" e isto expressa o caráter de Avalokitesvara que sempre atende às súplicas dos seres viventes neste mundo. Desta forma, Avalokitesvara é usualmente visto como um símbolo da Compaixão. Mas Mestre Dogen entendeu Avalokitesvara como um símbolo da Força da Vida que é mais fundamental para os seres viventes que a Compaixão. Então neste capítulo ele explicou o verdadeiro significado de Avalokitesvara, citando um famoso diálogo sobre Avalokitesvara entre Mestre Ungan Dojo e Mestre Dogo Enchi.
O Grande Mestre Ungan Muju pergunta ao Grande Mestre Shu-itsu, da montanha de dogo-zan, "O que o Bodhisattva da Grande Compaixão faz usando suas ilimitadamente abundantes mãos e olhos?"
Dogo diz, "Ele é como uma pessoa durante a noite tateando para trás para alcançar um travesseiro."
Ungan diz, "Eu compreendo, eu compreendo."
Dogo diz, "Como você compreende?"
Ungan diz, "Todo o corpo é mãos e olhos."
Dogo diz, "Suas palavras são ditas corretamente. Ao mesmo tempo, sua expressão da verdade é apenas oitenta ou noventa por cento de realização."
Ungan diz, "Eu sou simplesmente assim. E você, meu irmão?"
Dogo diz, "O corpo completamente realizado é mãos e olhos."
[....] 
Shobogenzo Kannon: Introdução (Mestre Dogen Zenji, Shobogenzo, Traduzido por Gudo Nishijima e Chodo Cross - Windbell Publications)


Nenhum comentário:

Postar um comentário